Marca Harley-Davidson | Entenda como tudo começou

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Como surgiu a marca Harley-Davidson?

Tudo começou na cidade norte-americana de Milwaukee no ano de 1903, cuja parceria de Bill Harley e Arthur Walter Davidson era desenvolver uma moto de cilindro único. Em um barracão localizado nos fundos da casa dos jovens irmãos, a dupla, que tinha em torno de 20 anos, acabava de se associar com William S. Harley, de 21 anos, para construir artesanalmente um pequeno modelo de motocicleta destinado às competições.

E foi neste pequeno barracão que a marca Harley-Davidson ganhou vida, onde as primeiras motocicletas foram produzidas. De início, a concessionária nomeada pela marca, em Chicago, a C. H. Lang começou a comercializar as motos fabricadas. Com o tempo, os negócios começavam a evoluir, embora em um ritmo lento. Mas, graças a competição vencida no ano de 1905 com uma moto Harley-Davidson, a marca alavancou e começou a ganhar mais visibilidade.

Neste mesmo ano, foi contratado, em Milwaukee, o primeiro funcionário em tempo integral da Harley-Davidson Motor Company. E, no ano seguinte, com as vendas em ascensão, seus fundadores decidiram abandonar as instalações iniciais e se instalaram num armazém muito maior, com melhores condições de trabalho, localizado na Juneau Avenue (avenida Juneau), em Milwaukee.

A partir disso, mais cinco funcionários foram contratados para trabalhar lá em tempo integral. Ainda em 1906, a marca produziu o seu primeiro catálogo promocional. Em 1907, mais um Davidson junta-se ao negócio e a marca Harley Davidson estava cada vez mais sendo reconhecida, o que fazia com que o número de funcionários e a área de trabalho da fábrica fossem praticamente dobrados.

No ano seguinte, foi vendida a primeira motocicleta para a polícia de Detroit, dando início a uma parceria tradicional, que sobrevive até os dias de hoje. Mais tarde, em 1909 a marca ganhou história, onde apresentou a grande evolução tecnológica no mercado de duas rodas: o motor V-Twin montado em motocicletas, um propulsor capaz de desenvolver 7 cv – uma potência considerável para aquela época. Tal invenção fez com a Harley tornar-se um dos ícones da história.

Com as vendas aumentando, os irmãos sabiam que precisavam de uma boa infraestrutura, e foi em 1912 que iniciaram a construção da fábrica localizada na Juneau Avenue e inaugurada uma área exclusiva para peças e acessórios. Neste ano, a marca só tinha a agradecer, atingindo 200 concessionárias espalhadas pelos Estados Unidos que estavam comercializando a motocicleta. Na mesma época, conseguiram exportar as primeiras unidades para o Exterior, atingindo o mercado japonês.

Ano em que a Marca Harley-Davidson vendeu quase 100 mil motos para o exército

Outro ano marcante para a Harley-Davidson foi em meados entre 1917 e 1918, onde a marca produziu e comercializou 17 mil motocicletas para o exército americano durante a 1ª Grande Guerra Mundial. Um soldado americano pilotando uma Harley-Davidson equipada com side-car foi o primeiro a entrar em território alemão. E por volta de 1920, com cerca de 2.000 distribuidores espalhados por 67 países, a Harley-Davidson já era a maior fabricante de motocicletas do planeta.

Um novo modelo da marca Harley Davidson foi lançado em 1936: EL, conhecido como “Knucklehead”, equipado com válvulas laterais. Esta moto foi considerada uma das mais importantes lançadas pela Harley-Davidson em sua história.

Anos mais tarde, período que durou a 2ª Grande Guerra Mundial, a marca Harley-Davidson voltou a fornecer suas motocicletas para o exército norte-americano e seus aliados. Quase toda a sua produção, calculada em torno de 90 mil unidades, foi enviada para as forças norte-americanas neste período. Um dos modelos desenvolvidos pela Harley-Davidson especialmente para a guerra foi o XA 750, que era equipado com um propulsor horizontal com cilindros opostos, destinado principalmente para uso no deserto.

Em novembro de 1945, com o fim da guerra, foi retomada a produção de motocicletas para uso civil.  Dois anos depois, para atender a demanda crescente de motocicletas, a empresa adquire sua segunda fábrica – a planta de Capitol Drive -, em Wauwatosa, também no estado de Wisconsin.

Em 1952, foi lançado o modelo Hydra-Glide, a primeira motocicleta da marca batizada com um nome – e não com números, como acontecia até então. No ao seguinte, a marca estava para completar 50 anos e a festa em homenagem ao aniversário foi comemorada em grande estilo, com um novo logo em homenagem ao motor disposto em “V”, marca registrada da empresa.

Nova fase na história da marca: parceria com a AMF

Uma nova fase na história da Harley-Davidson teve início em 1965. Com a abertura das suas ações na Bolsa, termina o controle familiar na empresa. Como conseqüência dessa decisão, em 1969, a Harley-Davidson uniu-se com a empresa American Machine and Foundry (AMF), um tradicional fabricante norte-americano de produtos de lazer.

Em resposta à tendência de personalização das motocicletas, em 1971, foi criada a motocicleta FX 1200 Super Glide – um modelo híbrido entre a Electra-Glide e a Sportster. Uma nova categoria de motocicletas, chamada de cruiser e destinada às longas viagens, nascia ali – um produto feito sob medida para atravessar com conforto e segurança as imensas estradas norte-americanas.

Dois anos depois, com a demanda novamente em ascensão, a Harley-Davidson tomou a decisão estratégica de ampliar sua produção, deixando a planta de Milwaukee exclusivamente para a fabricação de motores. A linha de montagem das motocicletas foi transferida para uma nova planta maior e mais moderna em York, na Pensilvânia. O modelo FXRS Low Rider juntou-se à linha de produtos Harley-Davidson em 1977.

Outro momento decisivo na história da Harley-Davidson ocorreu no dia 26 de fevereiro de 1981, quando 13 executivos seniores da empresa assinaram uma carta de intenção para comprar as ações da Harley-Davidson que pertenciam à AMF. Em junho do mesmo ano, a compra foi concretizada e a frase “The eagle soars alone” (A águia voa sozinha) se popularizava. Imediatamente, os novos proprietários da empresa implementaram novos métodos de produção e gerenciamento de qualidade na produção das motocicletas da marca.

Em 1991, foi introduzida a família Dyna com o modelo FXDB Sturgis. Dois anos mais tarde, perto de 100 mil motociclistas participaram da festa de 90 anos da marca, em Milwaukee. Em 1995, a Harley-Davidson introduziu a clássica FLHR Road King. O modelo Ultra Classic Electra Glide, ao comemorar seus 30 anos de existência, ainda em 1995, tornou-se a primeira motocicleta da marca a contar com injeção eletrônica seqüencial de combustível.

Em 1998, a Harley-Davidson adquiriu a Buell Motorcycle Company, abriu uma nova fábrica de motores fora de Milwaukee, na cidade de Menomonee Falls, em Wisconsin, e construiu uma nova linha de montagem em Kansas City, no Missouri. No mesmo ano, a empresa comemorou em Milwaukee seu aniversário de 95 anos, com a presença de mais de 140 mil fãs da marca na cidade.

Foi também no final de 1998 que a Harley-Davidson inaugurou sua fábrica em Manaus, no Brasil. Até hoje, é a única linha de montagem da marca instalada fora dos Estados Unidos. Nesta unidade, são montados, atualmente, os modelos Softail FX, Softail Deuce, Fat Boy, Heritage Classic, Road King Classic e Ultra Electra Glide. A nova Road King Custom começa a ser montada nesta unidade em novembro.

Em 1999, chegou ao mercado o novíssimo propulsor Twin Cam 88 nas linhas Dyna e Touring. Em 2001, a Harley-Davidson apresentava ao mundo um modelo revolucionário: a V-Rod. Além do design futurístico, o modelo foi o primeiro da história da marca norte-americana a ser equipado com motor refrigerado a água.

A empresa, que hoje possui três grandes fábricas nos Estados Unidos e é comercializada pelo mundo todo. No Espírito Santo, você encontra a moto Harley-Davidson em nosso concessionária autorizada em Vitória, na capital.