Frenagem da moto Harley-Davidson | O que deve saber sobre o assunto

Seg-Sex 09h às 18h30 – Sab 09h-14h   |    (27) 3357-7172   |    (27) 99649-0825 

Veja tudo que você precisa saber sobre frenagem da moto Harley-Davidson

Saber de forma teórica os procedimentos que envolvem pilotar uma moto é de muito valor para os pilotos, principalmente quando se encontram em situações adversas. Entre esses procedimentos está a frenagem da moto, que tem um papel muito importante para evitar acidentes, entenda mais a seguir.

Ter controle sobre sua Harley-Davidson faz com que o piloto se sinta mais seguro na hora da pilotagem, inclusive no momento da frenagem da moto. Essa segurança se torna ainda mais importante quando se trata de uma Harley Davidson, que geralmente são motos muito pesadas.

O mais importante do procedimento de frenagem é que o motorista tenha um conhecimento prévio sobre o comportamento da sua moto Harley-Davidson em Vitória – ES, para que ele saiba o que fazer quando necessário, principalmente em situações de perigo.

Entenda como acontece a frenagem da moto

As motocicletas possuem 3 tipos de freios, os freios traseiros, dianteiros e motor, esses podem ou não ser acionados juntos. Para ter o conhecimento de qual freio usar o motorista deve conhecer sua moto Harley-Davidson em Vitória – ES levando em consideração suas características, tamanho e peso.

Todavia, em testes feitos com modelos de moto Harley-Davidson em Vitória – ES, identificou-se que a melhor maneira de realizar a frenagem da moto é utilizando os 3 freios ao mesmo tempo, ou seja, o traseiro, dianteiro e motor. Ao utilizar a frenagem da moto o ideal é que os freios sejam acionados de forma gradual, o motorista não deve apertar de uma vez os manetes, pois isso ocasionaria o travamento dos pneus.

As dicas básicas de frenagem da moto quando andando em linha reta são sempre mantê-la na posição vertical e apontada para a frente, e então acionar os freios dianteiros e traseiros de forma gradual e simultânea.

No momento da frenagem da moto é importante que o motorista faça de forma suave e controlada, assim evitando que a moto pare de repente. Outra dica que ajuda a manter o controle da sua moto Harley-Davidson em Vitória – ES é manter sempre a cabeça erguida e os olhos para frente, com foco na estrada.

Conforme vai diminuindo o ritmo da moto, deve-se também reduzir a marcha gradualmente até chegar a primeira e então fazer a frenagem completa do veículo. Essas dicas valem também para casos em que o motorista está pilotando em curva, onde é essencial que o piloto diminua a velocidade antes mesmo de iniciar a curva.

Muitas vezes os pilotos não acionam os freios dianteiros da sua moto Harley-Davidson em Vitória – ES por medo, porém esses são responsáveis por 70% do poder de frenagem da moto, ou seja, saber utilizá-los da maneira correta irá fazer com que o motorista pare de maneira muito mais segura.

A frenagem da moto Harley-Davidson em situações adversas

Durante uma parada de emergência os cuidados devem ser redobrados, porém é claro, sem entrar em pânico. Um motorista mais habituado a dirigir uma Harley-Davidson terá mais firmeza na frenagem da moto em situações de emergência, mas mesmo os iniciantes se sentirão mais confiantes caso conheçam a teoria.

Ao se deparar com uma situação desse tipo deve-se analisar as circunstâncias e todas as possibilidades existentes, então acionando a frenagem da moto de maneira suave, porém com bastante firmeza.

Pois nesses casos, se o manete de freio traseiro for solto durante uma derrapagem, há grandes possibilidades de um acidente grave acontecer. Por isso, em casos de urgência é essencial manter a moto alinhada para frente e não soltar o freio traseiro de forma alguma até que a sua Harley Davidson pare por completo.

Além de estar atento a todos esses pontos, ao se deparar com uma situação onde a frenagem da moto comprada na concessionária Harley-Davidson em Vitória – ES é necessária, sendo em situações de perigo ou não há fatores externos que também podem influenciar, veja.

Situações que afetam a frenagem da moto

Ao dirigir sua moto Harley-Davidson em Vitória – ES alguns fatores podem dificultar a frenagem da moto, como a pista com condições não ideais, ou seja, pista molhada, oleosa ou suja. Esses fatores podem aumentar o tempo de frenagem da moto, por isso o piloto deve estar atento e preparado para saber o que fazer em situações como essas.

Manter a velocidade estabelecida da pista e iniciar a frenagem da moto mais cedo são atitudes que ajudarão a fazer com que o piloto evite um acidente, principalmente em condições não ideais. É importante lembrar também que caso os freios estejam molhados, a distância de frenagem da moto é maior, ou seja, em dias chuvosos o piloto deve estar ainda mais atento durante a pilotagem.

Seguindo todas essas dicas você estará muito mais seguro para pilotar sua moto comprada na concessionária Harley-Davidson em Vitória – ES.